A contabilidade como instrumento de gestão faz parte do ciclo de vida de qualquer empresa. Atua como uma ferramenta de gestão empresarial e financeira, disponibiliza relatórios atualizados desenvolvidos com dados reais da empresa e do seu património em tempo útil, o que permite a fácil monitorização e controlo da atividade da empresa.
Os serviços de contabilidade além de serem um mecanismo de identificação e de mensuração, desempenham também funções de comunicação de informações tendo em vista o aperfeiçoamento dos processos para que seja seguido o melhor caminho para alcançar o sucesso da empresa.
A importância da Contabilidade no apoio à gestão
Para que os dados apresentados pela contabilidade sejam mais credíveis e rigorosos a informação da empresa necessita de estar devidamente estruturada e organizada.
A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta de gestão. No entanto é importante a consciência de que esta tem a finalidade de auxiliar os gestores nos processos de decisão.
Sendo assim, a contabilidade tem se vindo a afirmar como uma área da gestão que oferece informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa.
O papel da consultoria fiscal e contabilística
A este nível a intervenção da mmconta é caracterizada pela aplicação criteriosa de todas as regras contabilísticas, gestão administrativa e financeira, pela assessoria fiscal e cumprimentos das obrigações fiscais e contabilísticas.
Apresentamos propostas para a optimização dos seus procedimentos, fazemos uma pesquisa e análise de certas questões específicas e determinamos qual a melhor opção de acordo com as necessidades da sua empresa.
Conclusões
- A contabilidade permite ter acesso a dados da empresa em tempo real;
- Os dados fornecidos permitem a otimização e aperfeiçoamento dos processos;
- Permite o controlo da atividade da empresa e o planeamento estratégico;
- A organização da empresa contribui para a recolha e tratamento da informação;
- O seu objetivo é ajudar os gestores nos seus processos de decisão;
- Permite a tomada de decisões mais seguras;
- Analisa questões específicas relevantes;
- Ajuda a detetar erros que afetam a saúde da empresa.