mmconta Sem comentários

O mercado é cada vez mais competitivo, o que leva muitas empresas a terem que encontrar novas estratégias para conseguir reação imediata face aos novos desafios que surgem.

Recorrer a uma consultora externa pode ser uma das formas mais viáveis de as empresas melhorarem os seus resultados, solucionar rapidamente as possíveis desvantagens que apareçam e enfrentar as exigências do mercado.

O que é a consultoria externa?

A consultoria é um serviço de análise executado por meios externos às empresas. Os seus principais objetivos são melhorar os serviços e a produtividade das entidades, através da utilização de know-how específico e do auxílio a

os gestores na tomada de decisões.

Uma empresa que procure serviços de consultoria externa procura satisfazer os seguintes objetivos:

  • Capitalizar o know-how existente noutras realidades, aplicando-o à realidade da empresa;
  • Tomar conhecimento das melhores práticas existentes no setor;
  • Assegurar rapidez no processo de consulta;
  • Ter garantia na obtenção de resultados.

Benefícios da consultoria externa para as empresas

1. Competência, know-how e experiência dos consultores

A consultoria externa é desenvolvida por especialistas experientes que transmitem para a empresa as melhores práticas na execução dos processos. Tal proporcionará uma visão externa e focada em resolver o problema ou em atingir os objetivos identificados.

2. Foco

A consultoria garante um impulso extra e mais foco para que as mudanças aconteçam e os resultados sejam obtidos.

3. Preparação

A identificação clara das necessidades, objetivos, requisitos a cumprir, riscos e dificuldades a ultrapassar é essencial num processo de mudança. O estabelecimento destes dados aumenta a probabilidade de o projeto ter sucesso.

4. Disponibilidade e rapidez

Um consultor externo atua com dedicação exclusiva e compromete-se a apresentar resultados dentro do prazo estipulado no contrato.

5. Risco reduzido

O vínculo temporário com consultores externos é mais económico do que a contratação de um especialista interno. Isto porque uma colaboração permanente pode vir a tornar-se desnecessária após algum tempo.

6. Idoneidade e racionalidade

Os consultores externos concentram-se em gerar resultados, por isso, estão mais livres para decidir de forma racional, imparcial e objetiva.

7. Objetividade

Os especialistas em consultoria têm uma visão externa da empresa. A mesma está despojada de ideias pré-concebidas, o que é especialmente relevante na fase de diagnóstico.

8. Parceria com o cliente

A consultoria externa implica um trabalho de parceria. Por isso, a experiência dos consultores conjuga-se com o know-how interno da empresa.