novas tabelas de irs 2023
mmconta Sem comentários

A partir de julho, o cálculo da retenção na fonte é feito com base em taxa marginal, com vista a aproximar o valor retido ao que é realmente devido. Veja quais as novas tabelas de IRS 2023.

Para salários de 850 euros ou 900 euros (solteiro com um dependente), o ganho líquido pode chegar aos 5%, segundo simulações do Ministério das Finanças. Mas se o valor retido todos os meses diminui, o reembolso no ano seguinte será menor, de acordo com o Governo.

As novas tabelas de IRS permitem aos contribuintes “dispor já de rendimento que é seu, em vez de esperarem pelo reembolso” Fernando Medina

O valor a partir do qual se começa a descontar IRS continua estabelecido nos 765 euros.

O que são as tabelas de IRS?

 As tabelas de IRS indicam o valor da taxa de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares que vai ser aplicada diretamente ao seu rendimento bruto. E pode depender da sua fonte de rendimentos (se é trabalhador por conta de outrem ou pensionista), o seu estado civil, se tem dependentes e se tem alguma incapacidade. Para além disso, existem diferentes tabelas de IRS para Portugal Continental e Ilhas.

Quanto maior for o seu rendimento bruto, maior será o valor da taxa cobrada.

Se quiser calcular a percentagem do seu ordenado ou pensão que será retida na fonte para efeitos do IRS, deverá consultar as novas tabelas de IRS 2023 aqui.

De qualquer forma, a retenção é aplicada de forma automática pela entidade empregadora no momento do processamento salarial.

Solteiro sem dependentes

No caso dos solteiros sem dependentes e com rendimentos mais baixos, o ganho líquido pode chegar a 2%. Por exemplo, num salário bruto de 850 euros, isso resultaria num acréscimo de 17,39 euros por mês. Já para aqueles que recebem 900 euros brutos, o aumento mensal seria de 17,61 euros. Para um trabalhador com salário bruto de 1.500 euros, o acréscimo seria de 21,73 euros por mês.

Para quem ganha 3.000 euros brutos, o ganho líquido mensal fica por 1%, o que representa um acréscimo de 26,26 euros. Esse valor é inferior aos 33,78 euros que ficam a ganhar aqueles que recebem 3.400 euros brutos (um ganho de 2%).

Solteiro com um dependente

No caso dos solteiros com um dependente, de acordo com as simulações do Governo, salários de 850 euros e 900 euros terão ganhos líquidos de 5%. Isso significa que, no primeiro caso, haverá um acréscimo de 36,72 euros mensais, enquanto no segundo caso, o aumento será de 34,74 euros. Por exemplo, um salário bruto de 1.000 euros resultaria em mais 23,52 euros por mês, representando um acréscimo de 3% em relação ao primeiro semestre.

Casado, dois titulares, com um dependente

De acordo com as simulações do Governo, os ganhos líquidos variam nos diferentes cenários. Para salários de 1.000 euros, o ganho líquido pode ser de 10,52 euros, o que representa um acréscimo de 1%. Já nos salários de 3.400 euros, o ganho líquido pode chegar a 48,4 euros, representando um aumento de 2%.

Em relação a um salário de 850 euros, o ganho líquido será de 21,82 euros, o que corresponde a um aumento de 3%. Esse valor diminui ligeiramente para 20,14 euros (também 3%) quando o salário é de 900 euros.

Nota: A informação contida neste artigo não é de caráter vinculativo e não exclui a necessidade de consultar os documentos completos relacionados à matéria em questão para obter uma compreensão abrangente.